369

Educação ao Ar-Livre - Estratégias Pedagógicas Inclusivas e Comunicação com as Famílias turma -ACDSN53/24-25

Apresentação

A formação decorre no âmbito do WorkPackage 3 do Projeto Eurasmus + Outdoor4MI - Educação ao ar-livre para crianças do pré-escolar, inclusiva a crianças com mobilidade reduzida. Este projeto (nº do projeto: 2023-1-IT02-KA220-SCH-000165552) conta com a participação de 7 parceiros de 6 países da União Europeia, sendo o Município de Lousada o parceiro português. A formação conta como resultado e transmissão do Manual de Capacitação de Educadores de Infância, na implementação de práticas de Educação ao Ar-livre, produzido pelos diferentes parceiros.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

A atividade formativa tem como objetivo capacitar os educadores de infâncias com as competências necessárias para, de forma autónoma, conseguirem implementar atividades de Educação ao Ar-livre com os seus alunos. Como tal, será necessário que os educadores estejam familiarizados com as diversas estratégias pedagógicas inclusivas, de forma a planear atividades que sejam inclusivas a todas as crianças. Por outro lado, a implementação de uma Educação ao Ar-livre é fundamentada e apenas possível quando existe uma relação de confiança com os pais e outros encarregados de educação, pelo que será necessário que os educadores possuam competências de comunicação chave, de forma a garantir uma experiência positiva e uma educação contínua por parte dos pais fora do ambiente escolar.

Conteúdos

1. Manual de Capacitação – Projeto Outdoor4MI: - Apresentação dos módulos e atividades práticas disponíveis. - Exploração do potencial do manual como ferramenta de apoio ao educador. 2. Estratégias Pedagógicas Inclusivas: -Compreensão de como a deficiência é construída sob diferentes perspetivas filosóficas e teóricas. - Análise de modelos de deficiência (médico, social, biopsicossocial, etc.). - Exercício prático: identificação de modelos em exemplos do dia a dia da educação pré-escolar. - Reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas no contexto da Educação ao Ar Livre. 3. Barreiras e Soluções para a EAL: - Identificação das barreiras físicas, atitudinais e pedagógicas à aprendizagem ao ar livre. - Abordagem do Design Universal e da Acessibilidade como respostas para a inclusão. - Estratégias para adaptar o espaço exterior a diferentes necessidades. 4. Comunicação com as Famílias: - Tipos de comunicação: formal, informal, direta, indireta. - Princípios de uma comunicação eficaz com pais e encarregados de educação. - Importância da confiança e do envolvimento familiar na continuidade da EAL. 5. Caso de Estudo: Escola da Floresta – Mata de Vilar (Lousada): - Apresentação do projeto e da sua base teórica. - Visita ao espaço físico e análise dos equipamentos e organização do ambiente exterior. - Reflexão sobre a aplicabilidade em diferentes contextos educativos.

Observações

Esta Ação de Curta Duração, realizada na área de formação “C - Formação educacional geral e das organizações educativas", foi reconhecida de acordo com a alínea a), do artigo 4.º, do Despacho 5741/2015, de 29 de maio, em reunião do Conselho de Diretores da Comissão Pedagógica do CFAE Sousa Nascente, realizada em 08 de julho de 2025.

Formador

Ana Maria Ferreira Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 28-05-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: ACD26-25/CDCP-R10
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Mata de Vilar