369

Educação ao Ar-Livre - Estratégias Pedagógicas Inclusivas e Comunicação com as Famílias turma -ACDSN53/24-25

Apresentação

A formação decorre no âmbito do WorkPackage 3 do Projeto Eurasmus + Outdoor4MI - Educação ao ar-livre para crianças do pré-escolar, inclusiva a crianças com mobilidade reduzida. Este projeto (nº do projeto: 2023-1-IT02-KA220-SCH-000165552) conta com a participação de 7 parceiros de 6 países da União Europeia, sendo o Município de Lousada o parceiro português. A formação conta como resultado e transmissão do Manual de Capacitação de Educadores de Infância, na implementação de práticas de Educação ao Ar-livre, produzido pelos diferentes parceiros.

Destinatários

Educadores de Infância

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

A atividade formativa tem como objetivo capacitar os educadores de infâncias com as competências necessárias para, de forma autónoma, conseguirem implementar atividades de Educação ao Ar-livre com os seus alunos. Como tal, será necessário que os educadores estejam familiarizados com as diversas estratégias pedagógicas inclusivas, de forma a planear atividades que sejam inclusivas a todas as crianças. Por outro lado, a implementação de uma Educação ao Ar-livre é fundamentada e apenas possível quando existe uma relação de confiança com os pais e outros encarregados de educação, pelo que será necessário que os educadores possuam competências de comunicação chave, de forma a garantir uma experiência positiva e uma educação contínua por parte dos pais fora do ambiente escolar.

Conteúdos

1. Manual de Capacitação – Projeto Outdoor4MI: - Apresentação dos módulos e atividades práticas disponíveis. - Exploração do potencial do manual como ferramenta de apoio ao educador. 2. Estratégias Pedagógicas Inclusivas: -Compreensão de como a deficiência é construída sob diferentes perspetivas filosóficas e teóricas. - Análise de modelos de deficiência (médico, social, biopsicossocial, etc.). - Exercício prático: identificação de modelos em exemplos do dia a dia da educação pré-escolar. - Reflexão sobre práticas pedagógicas inclusivas no contexto da Educação ao Ar Livre. 3. Barreiras e Soluções para a EAL: - Identificação das barreiras físicas, atitudinais e pedagógicas à aprendizagem ao ar livre. - Abordagem do Design Universal e da Acessibilidade como respostas para a inclusão. - Estratégias para adaptar o espaço exterior a diferentes necessidades. 4. Comunicação com as Famílias: - Tipos de comunicação: formal, informal, direta, indireta. - Princípios de uma comunicação eficaz com pais e encarregados de educação. - Importância da confiança e do envolvimento familiar na continuidade da EAL. 5. Caso de Estudo: Escola da Floresta – Mata de Vilar (Lousada): - Apresentação do projeto e da sua base teórica. - Visita ao espaço físico e análise dos equipamentos e organização do ambiente exterior. - Reflexão sobre a aplicabilidade em diferentes contextos educativos.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Ana Maria Ferreira Pereira

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-05-2025 (Quarta-feira) 16:00 - 19:00 3:00 Presencial
Início: 28-05-2025
Fim: 28-05-2025
Acreditação: ACD26-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Mata de Vilar