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O processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) de nível básico e secundário turma -(ID54)

Apresentação

A realização de uma ação de formação na modalidade de Círculo de Estudos sobre o processo de reconhecimento, validação e certificação de competências (RVCC) é essencial para capacitar os participantes de maneira prática e colaborativa, permitindo-lhes desenvolver uma compreensão profunda do processo, simular e praticar as etapas da validação, dominar procedimentos específicos e promover um pensamento crítico sobre casos reais. Esta abordagem incentiva o feedback construtivo e a valorização das competências individuais, reforçando a importância social do RVCC para a inclusão e para a igualdade de oportunidades.

Destinatários

Professores dos Ensinos Básico e Secundário

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores dos Ensinos Básico e Secundário. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Desenvolver uma compreensão clara do processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, os seus objetivos, a sua importância e o modo de implementação. Familiarizar os participantes com as etapas e critérios de um processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. Proporcionar experiências práticas no processo de reconhecimento, validação e certificação de competências. Realizar diagnósticos e simulações de sessões de validação de competências. Promover a análise crítica de estudos de caso reais relacionados ao RVCC. Fomentar um ambiente de feedback construtivo para melhorar as práticas de validação. Dominar ferramentas e plataformas disponíveis para apoiar o processo de RVCC. Discutir a importância do RVCC para a inclusão social e a valorização das competências individuais.

Conteúdos

1. Introdução ao RVCC - Definição e objetivos do RVCC - Legislação e políticas educativas 2. Etapas do Processo de RVCC - Reconhecimento de competências - Formação complementar - Validação de competências - Certificação de competências 3. Identificação e estrutura de Competências - Tipos de competências: técnicas, pessoais e transversais - Métodos para identificar competências 4. Parâmetros de Avaliação - Ferramentas de avaliação - Exemplos de instrumentos utilizados 5. Estudos de Caso - Apresentação de 2 a 3 estudos de caso de processos de RVCC bem-sucedidos. - Discussão sobre os desafios e soluções adotadas. 6. Simulação de Sessões de Validação - Divisão dos participantes em grupos para simular sessões de validação. - Criação de perfis fictícios de candidatos com competências diversas. 7. Recursos e Ferramentas - Plataformas e materiais de apoio - Rede de entidades e profissionais envolvidos 8. Impacto Social do RVCC - Benefícios para os indivíduos e para a sociedade - Casos de sucesso e testemunho

Avaliação

Os formandos serão avaliados através da qualidade da participação nas sessões presenciais e consequente trabalho produzido de forma participativa nas sessões de formação (60%); e de um trabalho final obrigatório (40%). Na certificação será utilizada uma cotação de 1 a 10 valores, de onde resulta um resultado expresso numa menção qualitativa, conforme indicado na Carta Circular CCPFC 3/2007, de setembro de 2007, utilizando as dimensões, parâmetros e indicadores de avaliação estabelecidos pelo sistema de avaliação para a modalidade de Círculo de Estudos aprovado em sede dos órgãos de gestão e de direção do CFAE Sousa Nascente e no respeito pelos dispositivos legais da avaliação contínua. O resultado final da avaliação final será expressa através das seguintes menções qualitativas: «Excelente» - de 9 a 10 valores; «Muito Bom» - de 8 a 8,9 valores; «Bom» - de 6,5 a 7,9 valores; «Regular» - de 5 a 6,4 valores; «Insuficiente» - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

- Cavaco, C. (2009). Formação de adultos e reconhecimento de competências: Estudos e reflexões sobre o programa RVCC em Portugal. Lisboa: Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa. - Canário, R. (2013). Educação de Adultos: Um campo e uma problemática. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian. - Barros, R., & Ramos, M. J. (2010). - Duarte, M., & Gonçalves, T. (2014).

Observações

PDSN18/25-26

Formador

Paulo Sérgio Lopes Monteiro

Início: 12-01-2026
Fim: 19-06-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-133428/25
Modalidade: Círculo
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 25:30 h
Local: Escola Secundária de Lousada