383

Interdisciplinar em ação: uma experiência prática com Lego© turma -ACDSN04/25-26

Apresentação

Dada as orientações bem patentes nas Aprendizagens Essenciais de todas as disciplinas, o trabalho interdisciplinar assume-se como um espaço de construção ativa de conhecimento significativo, por parte dos alunos, promovendo a perceção da transversalidade do saber e da importância de não compartimentar as diferentes áreas. Os docentes, orientadores do processo de aprendizagem, têm, neste tipo de trabalho, uma oportunidade de partilharem olhares, de crescerem no trabalho colaborativo. A utilização das peças Lego© surge como uma alternativa a outros instrumentos e materiais, numa tentativa de afastar os alunos do digital e de os reaproximar do “brinquedo” educativo e de, com ele, desenvolver competências também referidas no Perfil do Aluno à Saída da Escolaridade Obrigatória. As mais-valias da utilização destas peças são sobejamente reconhecidas pela literatura académica, principalmente com alunos com necessidades educativas especiais.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

1. Compreender o conceito de “trabalho interdisciplinar”; 2. Identificar as vantagens do trabalho de projeto; 3. Analisar os benefícios da pedagogia através do jogo/do brinquedo; 4. Divulgar uma boa prática pedagógica – exemplo de trabalho interdisciplinar 5. Refletir sobre as perceções de alunos, encarregados de educação e docentes relativamente à experiência; 6. Identificar áreas e contextos de replicação deste modelo.

Conteúdos

- Aprendizagens essenciais comuns às disciplinas envolvidas no projeto: Português, Matemática, EVT, HGP, Ed. Musical e Ed. Visual; - Planificação de um trabalho de projeto com Lego©; - Análise de uma prática concreta e sua avaliação.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Carla Hiolanda Ferreira Esteves

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 26-11-2025 (Quarta-feira) 15:00 - 18:00 3:00 Presencial
Início: 26-11-2025
Fim: 26-11-2025
Acreditação: ACD29-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da EBS Lousada Norte

INSCREVER-ME