Educação e Saúde Emocional no Pré-escolar - Programa Ateliê das Emoções turma -ACDSN21/25-26
Apresentação
A Educação Emocional no pré-escolar é essencial para o desenvolvimento equilibrado das crianças e para a criação de ambientes educativos saudáveis. As/os educadoras/es de infância desempenham um papel central na promoção da saúde emocional, tanto das crianças como de si próprias. Esta ação, inserida no programa Ateliê das Emoções, implementado nos Jardins de Infância do Município de Felgueiras, visa sensibilizar para a importância das emoções no processo educativo e proporcionar estratégias práticas que favoreçam o bem-estar, a autorregulação e a convivência positiva no contexto pré-escolar.
Destinatários
Educadoras/es de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Município de Felgueiras
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadoras/es de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Município de Felgueiras. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadoras/es de Infância dos Agrupamentos de Escolas do Município de Felgueiras.
Objetivos
- Reconhecer emoções e sinais de mal-estar das crianças; - Aplicar estratégias práticas de promoção da saúde emocional; - Criar rotinas e recursos; - Planificar ações adaptadas ao quotidiano da sala.
Conteúdos
- Emoções e desenvolvimento infantil; - Estratégias pedagógicas; - Gestão emocional do grupo; - Estudo de casos e elaboração de mini-plano de ação.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Inês Emanuela Magalhães da Costa
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 16-02-2026 (Segunda-feira) | 09:00 - 13:00 | 4:00 | Presencial |