Inovação e Criatividade no Laboratório de Educação Digital (LED) - Multimédia turma -ACDSN09/25-26
Apresentação
Esta ACD pretende dar a conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED), explorando ferramentas que promovam competências digitais e práticas educativas inovadoras.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. No âmbito do Despacho n.º 4840/2023, publicado a 21 de abril de 2023 a ação de formação, releva na dimensão científico-pedagógica para a progressão da carreira docente Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Objetivos
- Promover o desenvolvimento das competências digitais dos docentes; - Capacitar os docentes para a realização de atividades com tecnologias digitais; - Capacitar os docentes para a utilização significativa de ambientes e ferramentas digitais em contexto educativo; - Capacitar os docentes para a implementação de atividades promotoras da aprendizagem e do desenvolvimento das competências digitais dos alunos. - Conhecer os propósitos pedagógicos dos Laboratórios de Educação Digital (LED). - Experimentar atividades com recurso a componentes e equipamentos tecnológicos disponibilizados nos Kits LED. - Explorar atividades de aprendizagem ativa com recurso aos LED, numa abordagem disciplinar e/ou interdisciplinar; - Refletir sobre a aplicação destas práticas em contexto escolar e analisar as suas potencialidades em função das aprendizagens realizadas pelos alunos.
Conteúdos
- Identificar as potencialidades educativas dos LED. - Conhecer os diferentes tipos de equipamentos e componentes tecnológicos disponíveis nos LED. - Refletir sobre a organização e gestão de um LED, considerando as melhores práticas e desafios. - Explorar cenários de aprendizagem com recurso à fotografia. - Explorar cenários de aprendizagem com equipamento multimédia, identificando oportunidades para o uso da fotografia em contextos educativos. - Aprender a utilizar técnicas e recursos de captura fotográfica, como iluminação, enquadramento e ajustes de câmara, para melhorar a qualidade das imagens. - Explorar funções básicas de edição de imagem, incluindo recorte, aplicação de filtros, inserção de textos e legendas, e ajustes de cor e brilho. - Realizar atividades práticas de fotografia, desenvolvendo projetos visuais adequados a diferentes áreas curriculares e objetivos pedagógicos.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Formador
Carlos Manuel Magalhães Matias
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 26-11-2025 (Quarta-feira) | 17:15 - 20:15 | 3:00 | Presencial |