392

O livro enquanto ferramenta de trabalho turma -ACDSN10/25-26

Apresentação

O livro é um recurso fundamental no desenvolvimento das competências linguísticas, cognitivas, sociais e emocionais das crianças. Mais do que um simples suporte de leitura, pode assumir-se como uma poderosa ferramenta de trabalho transversal, promovendo a criatividade, o pensamento crítico e o contacto com diferentes áreas do saber - das ciências à expressão artística. Este workshop pretende explorar o potencial do livro enquanto instrumento pedagógico, abordando estratégias práticas para a sua integração nas atividades educativas, articulando leitura, ambiente, ciência e arte. A ação insere-se no âmbito do Plano Municipal de Leitura Ambiente, valorizando a interdisciplinaridade e a aprendizagem significativa.

Destinatários

Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclo

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância e Professores do 1º e do 2º Ciclo. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Compreender o papel do livro como recurso educativo transversal e integrador. Explorar metodologias ativas de trabalho com livros em contexto escolar e pré-escolar. Promover a leitura como ponto de partida para atividades experimentais, artísticas e de cidadania ambiental. Desenvolver competências criativas e pedagógicas para a conceção de atividades baseadas em livros ilustrados. Estimular a reflexão sobre o livro enquanto ferramenta de mediação entre o conhecimento e a experiência. Reconhecer a importância da ilustração como linguagem visual que complementa e enriquece o texto.

Conteúdos

O livro enquanto objeto educativo e artístico: - Leitura e mediação: estratégias de envolvimento ativo; - Do livro à prática - criação de oficinas temáticas; - Exemplos práticos de integração curricular; - Partilha e reflexão em grupo; - O papel da ilustração na construção da narrativa e na aprendizagem visual.

Anexo(s)

Cartaz de divulgação

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Teresa Sofia Barros Gomes Lopes

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 28-11-2025 (Sexta-feira) 14:00 - 17:00 3:00 Presencial
Início: 28-11-2025
Fim: 28-11-2025
Acreditação: ACD35-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Centro de Educação Ambiental (Casa das Videiras)

INSCREVER-ME