Educação Inclusiva - Conhecer para Intervir turma -ACDSN12/25-26
Apresentação
No contexto do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, esta atividade formativa visa aprofundar o conhecimento e as práticas da comunidade educativa, promovendo o Agrupamento de Escolas da Lixa como verdadeiramente inclusivo. O foco está em "Conhecer para Intervir", atualizar os conceitos, rever o enquadramento legal e dotar os participantes de estratégias eficazes para garantir o sucesso educativo de cada aluno.
Destinatários
Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial
Releva
Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira.
Objetivos
- Conhecer a perspetiva histórica e conceptual do conceito de “necessidades educativas especiais” e os conceitos atuais de “necessidades específicas” e de “educação inclusiva”; - Saber analisar o enquadramento legal da educação inclusiva em Portugal; - Adequar as medidas de gestão curricular numa escola inclusiva com vista ao sucesso educativo de cada aluno; - Conhecer e identificar as diversas perturbações do neurodesenvolvimento e saber adequar métodos e estratégias pedagógicas na sala de aula.
Conteúdos
1. Conceito de “Necessidades Educativas Especiais” vs Conceito de “Necessidades Específicas” e “Educação Inclusiva”: - Perspetiva histórica e conceptual; - Integração e inclusão; - Educação Especial e Educação Inclusiva. 2. Enquadramento Legal da Educação Inclusiva em Portugal; 3. A inclusão numa Escola para Todos e para cada Um dos alunos: - Desenvolvimento das escolas numa perspetiva de educação inclusiva; - Abordagem Multinível em Educação e Desenho Universal para a Aprendizagem; - Medidas Educativas e Recursos específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão; - Trabalho em Equipa Multidisciplinar; - Processos de identificação; - Participação dos pais e encarregados de educação. 4. Perturbações do Neurodesenvolvimento na Sala de Aula: sinais de alerta, suas características e estratégias de intervenção.
Observações
✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.
Cronograma
| Sessão | Data | Horário | Duração | Tipo de sessão |
| 1 | 11-12-2025 (Quinta-feira) | 17:00 - 20:00 | 3:00 | Presencial |