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Inclusivamente: Uma abordagem à Perturbação do Espetro do Autismo em Contexto Escolar turma -ACDSN14/25-26

Apresentação

A inclusão de crianças e jovens com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) constitui uma prioridade nas políticas educativas e de saúde, refletindo-se nas orientações nacionais e internacionais para a promoção de práticas escolares inclusivas e equitativas. O contexto escolar assume-se como um espaço privilegiado para a identificação precoce de sinais de perturbação do desenvolvimento, bem como para a implementação de estratégias que favoreçam a aprendizagem, a comunicação e a interação social destes alunos. A crescente prevalência da PEA e a diversidade das suas manifestações tornam imprescindível formar e sensibilizar a comunidade educativa para as características, potencialidades e necessidades específicas destas crianças e jovens. Assim, é fundamental dotar os profissionais docentes e não docentes de estratégias práticas de intervenção, que lhes permitam promover a inclusão, prevenir situações de exclusão ou estigmatização e contribuir para um ambiente escolar mais compreensivo, estruturado e facilitador do desenvolvimento global de todos os alunos.

Destinatários

Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial. Para efeitos de aplicação do artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação não releva para efeitos de progressão em carreira. 

Objetivos

Aprofundar conhecimentos relativos à problemática da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA); Conhecer estratégias de intervenção em contexto escolar; Promover a reflexão sobre estratégias de intervenção em contexto escolar; Sensibilizar a comunidade docente e não docente para as caraterísticas e necessidades dos alunos com PEA.

Conteúdos

Definição e níveis de suporte na PEA; Questões sensoriais na PEA; Estratégias de intervenção em contexto escolar para gerir o comportamento da criança/jovem com PEA; O papel da antecipação e planeamento das atividades de rotina nas crianças/jovens com PEA; A Comunicação Aumentativa como promotora da inclusão em crianças/jovens com necessidades complexas de comunicação.

Observações

✅ Esta atividade de formação reúne as condições estabelecidas para o seu posterior e eventual reconhecimento e certificação como ACD.

Formador

Vera Sílvia Meireles Martins

Liliana Dulce Silva da Costa

Cláudia Margarida de Sousa Pinto

Cronograma

Sessão Data Horário Duração Tipo de sessão
1 03-12-2025 (Quarta-feira) 16:30 - 19:30 3:00 Presencial
Início: 03-12-2025
Fim: 03-12-2025
Acreditação: ACD39-25
Modalidade: ACD
Pessoal: Docente
Regime: Presencial
Duração: 3 h
Local: Auditório da Biblioteca Municipal de Felgueiras

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