406

Desafios da Integração das tecnologias nas Aprendizagens Essenciais das Matemáticas do Ensino Secundário turma -(ID77)

Apresentação

As novas Aprendizagens Essenciais (AE) de Matemática para o Ensino Secundário, nas suas diversas vertentes, entram em vigor em 2024/2025, no 10º ano e depois faseadamente em cada ano de escolaridade subsequente, até à generalização plena em 2026/2027. As necessidades de formação dos professores do grupo 500 nesta temática têm sido uma preocupação da DGE, que concebeu Ações visando a Matemática A, por um lado, e a Matemática B e para os Cursos Profissionais, por outro, mas que não deu o mesmo tipo de resposta à Matemática Aplicada às Ciências Sociais. Com esta formação, pretende-se contribuir para a capacitação dos docentes nas novas Aprendizagens Matemáticas do Ensino Secundário, a partir da vertente tecnológica que é transversal a todas elas e que se pretende integrada nas aprendizagens, com especial destaque para a expressão do Pensamento Computacional em termos de linguagem Python, que pela primeira vez surge no ensino secundário. Esta utilidade da tecnologia para a aprendizagem matemática ocorre necessariamente em torno de outras ferramentas tecnológicas, também expressas nas novas AE e que também procuraremos abordar, como a utilização integrada da folha de cálculo e de ferramentas que favorecem o tratamento de dados e as representações estatísticas e a modelação matemática, o Ambiente de Geometria Dinâmica, necessário às aprendizagens em torno da geometria, a utilização criteriosa da calculadora gráfica e/ou software com valências análogas e as abordagens STEAM.

Destinatários

Professores do grupo 500

Releva

Para os efeitos previstos no n.º 1 do artigo 8.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores, a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500. Mais se certifica que, para os efeitos previstos no artigo 9.º, do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores (dimensão científica e pedagógica), a presente ação releva para efeitos de progressão em carreira de Professores do grupo 500. 

Objetivos

Promover a utilização e integração de tecnologias nas aprendizagens matemáticas, através de: - capacitação no uso da folha de cálculo; - capacitação no uso de software de tratamento de dados; - capacitação no uso de ambientes de geometria dinâmica; - capacitação no uso de plataformas online, com destaque para o feedback; - capacitação no uso da linguagem de programação Python como expressão do desenvolvimento do pensamento computacional em diferentes temas curriculares; - capacitação na utilização criteriosa da calculadora gráfica ou software equivalente; - capacitação para integração de dispositivos tecnológicos com implicações numa aprendizagem com um enquadramento STEAM e desenvolvimento de projetos. Refletir sobre as vantagens e inconvenientes da utilização da tecnologia e da programação nas atividades de ensino-aprendizagem da matemática. Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre os professores, contribuindo para a sua formação.

Conteúdos

- Apresentação do curso; - Capacitação para a integração da folha de cálculo no currículo, com destaque para os Modelos Matemáticos para a Cidadania e como desenvolvimento do Pensamento Computacional; - Planificação de tarefa, com enquadramento curricular, baseada na integração curricular da folha de cálculo; - Capacitação para a integração de um Ambiente de Geometria Dinâmica (AGD) em geometria e em modelação com funções; - Capacitação para a integração de plataformas de aprendizagem online no trabalho dos alunos, com valorização do processo de feedback; - Planificação de tarefa baseada na integração de AGD e/ou plataforma online no trabalho com geometria e/ou relações funcionais; - Capacitação para integração de software que proporcione tratamento de dados, com ênfase na Estatística; - Capacitação para integração criteriosa da calculadora gráfica e suas potencialidades pedagógicas; - Planificação de tarefa, com enquadramento curricular, baseada na estatística ou funções, em que a tecnologia seja utilizada por parte dos alunos; - Capacitação para integração da linguagem de programação Python como forma de expressão do pensamento computacional e para aprendizagem matemática; - Planificação de tarefa, com enquadramento curricular, que contemple a utilização, por parte dos alunos, da programação em Python; - Capacitação para integração de dispositivos tecnológicos num contexto de aproximação STEAM; - Planificação de uma tarefa, com enquadramento curricular, que promova atividade no âmbito de aproximação STEAM; - Avaliação do curso.

Metodologias

Este curso destina-se sobretudo aos professores que iniciam a lecionação no âmbito das novas Aprendizagens Essenciais das Matemáticas do Ensino Secundário e/ou que iniciam a utilização de algumas das tecnologias previstas no curso, em especial de forma integrada com as aprendizagens. Neste sentido será privilegiado o trabalho prático, em pequenos grupos, para: - Realizar as tarefas propostas com recurso à tecnologia; - Refletir, debater e eventualmente reconstruir propostas que elaborem num contexto de planificação de aula, com vista à sua melhor utilização com os alunos; - Discutir a utilização destas tecnologias e metodologias associadas na concretização das orientações curriculares presentes nas novas Aprendizagens Essenciais das Matemáticas do Ensino Secundário.

Avaliação

- Obrigatoriedade de frequência de 2/3 das horas de formação. - A avaliação dos formandos será contínua e participada por todos os intervenientes e assentará na participação nas dinâmicas das sessões presenciais ou síncronas, bem como na elaboração de trabalhos relativos às sessões assíncronas e um trabalho individual/documento final de reflexão crítica individual sobre a experiência pessoal derivada da participação na Ação e implicações na prática letiva, de acordo com os critérios previamente estabelecidos ao nível do Centro de Formação, com a legislação em vigor e com as orientações do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua; - A avaliação dos formandos é quantitativa e expressa numa escala de 1 a 10, com a correspondente menção qualitativa, conforme referencial constante da legislação em vigor e que a seguir se explicita: Excelente - de 9 a 10 valores; Muito Bom - de 8 a 8,9 valores; Bom - de 6,5 a 7,9 valores; Regular - de 5 a 6,4 valores; Insuficiente - de 1 a 4,9 valores.

Bibliografia

- Ministério da Educação [ME] (2017). Aprendizagens Essenciais. Disponíveis em https://www.dge.mec.pt/aprendizagens-essenciais-ensino-secundario em (2024-04-06) - Recomendações para a Melhoria das Aprendizagens dos Alunos em Matemática [MEC-DGE] (2020). Disponível em https://www.dge.mec.pt/sites/default/files/Curriculo/Estudos_Relatorios/gtm_27_03_2020_relatorio_final.pdf (em 2024-04-06) - Graça Martins, M. E. (2005). Introdução à Probabilidade e à Estatística, com complementos de Excel. Sociedade Portuguesa de Estatística. - Aparício Gonçalves, R. (2014). Utilização de métodos numéricos na resolução de equações e perspetivas de integração curricular no ensino secundário. Disponível em https://repositorium.sdum.uminho.pt/handle/1822/34723 (2024-04-06) - Pesente, G. M. (2019). O ensino de matemática por meio da linguagem de programação Python. Disponível em http://repositorio.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/5020 (2024-04-06)

Início: 29-01-2026
Fim: 26-03-2026
Acreditação: CCPFC/ACC-137681/25
Modalidade: Curso
Pessoal: Docente
Regime: b-learning
Duração: 50 h
Local: AE Lousada (b-Learning)