LEGISLAÇÃO
Formação Contínua
Procede à terceira alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro, alterado pelo Despacho n.º 6851-A/2019, de 31 de julho, e n.º 2053/2021, de 24 de fevereiro, que define as prioridades de formação contínua dos docentes, bem como a formação que se considera abrangida na dimensão científica e pedagógica.
Prorrogação, até 31 de julho de 2022, do prazo estabelecido na carta circular CCPFC-1/2020, de março de 2020, "COVID-19 -possibilidade de formação "em regime presencial" passar para "regime a distância".
Procede à segunda alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.
Recuperação do Tempo de Serviço: 2 anos, 9 meses e 18 dias.
Procede à adequação dos prazos dos procedimentos de Formação contínua e Avaliação do Desempenho Docente e Observação de Aulas, relativos aos anos escolares de 2019-2020 e 2020-2021.
Recuperação do Tempo de Serviço: 2 anos, 9 meses e 18 dias.
Avaliação do desempenho docente e formação contínua de docentes.
Formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas, em tempo de exceção.
Formação contínua, avaliação do desempenho docente e observação de aulas, em tempo de exceção.
Procede à alteração do Despacho n.º 779/2019, de 18 de janeiro.
Formação abrangida na dimensão científica e pedagógica
Regula as competências e funcionamento dos CFAEs
Retificação ao Despacho n.º 5741/2015 - Ações de curta duração
Processo de reconhecimento e certificação das ações de formação de curta duração
Correspondência com antigo Regime Jurídico da Formação Contínua
Avaliação, certificação e reconhecimento da formação acreditada
Estabelece o regime jurídico da formação contínua de professores
Avaliação de Desempenho Docente
Foi publicada a Nota Informativa “Realização de Aulas Observadas - Docentes com progressão antecipada por aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto”, que inclui orientações sobre os procedimentos a adotar pelos CFAE relativamente à observação de aulas dos docentes cuja progressão foi antecipada por aplicação do Decreto-Lei n.º 74/2023, de 25 de agosto.
Foi publicada uma Nota Informativa sobre Determinação e aplicação de percentis.
Foi publicado o Despacho n.º 4272-A/2021, de 27 de abril, que procede à adequação dos prazos do ciclo avaliativo previsto no Decreto Regulamentar n.º 26/2012, de 21 de fevereiro, e no Despacho n.º 12567/2012, de 26 de setembro, bem como os procedimentos de natureza excecional inerentes à formação contínua dos educadores de infância e dos docentes dos ensinos básico e secundário, relativos aos anos escolares de 2019-2020 e 2020-2021.
Educação
Pretende-se que esta publicação seja um apoio ao trabalho de planificação e avaliação desenvolvido nos jardins de infância. Para facilitar a consulta, cada capítulo é precedido de uma introdução que sintetiza o seu conteúdo, sendo apresentada no final uma síntese das ideias principais e questões de reflexão.
Este documento, publicado pelo Ministério da Educação/Direção-Geral da Educação (DGE), tem como objetivo fornecer diretrizes para a prática educativa na educação pré-escolar, promovendo o desenvolvimento integral das crianças e orientando as práticas educativas dos educadores de infância.
Estabelece os princípios e as normas que garantem a inclusão.
Primeira alteração, por apreciação parlamentar, ao Decreto-Lei n.º 54/2018, de 6 de julho, que estabelece o regime jurídico da educação inclusiva.
Estabelece o currículo dos ensinos básico e secundário.
Procede à regulamentação das ofertas educativas do ensino básico e o regime dos cursos artísticos especializados.
Procede à regulamentação dos cursos científico -humanísticos.
Aprova as Aprendizagens Essenciais
Procede à definição dos referenciais curriculares das várias dimensões do desenvolvimento curricular, incluindo a avaliação externa.
Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania
Aprova o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória
Aprova o Plano 21|23 Escola+, plano integrado para a recuperação das aprendizagens.
Plano de Recuperação de Aprendizagens
Define as condições em que as escolas, no âmbito da AFC podem implementar uma gestão superior a 25 % das matrizes curriculares -base.
Procede à primeira alteração à Portaria n.º 181/2019, de 11 de junho.
Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas dos estabelecimentos de ensino e o calendário das provas e exames, aprovados pelo Despacho n.º 6906-B/2020, de 2 de julho.
Define as linhas orientadoras a adotar pelas escolas na organização e realização das atividades: visitas de estudo, passeios escolares, entre outras.
Define os modelos de diplomas e de certificados em formato eletrónico das ofertas educativas e formativas do ensino básico e secundário.
Altera o calendário de funcionamento das atividades educativas e letivas e o calendário das provas e exames (2021-2022)
Carreira Docente
Estatuto da carreira docente
Reposicionamento dos Docentes
Regime especial de recuperação do tempo de serviço dos educadores de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário