PROJETO

ASSURE+

O projeto ASSURE+ (Assess Students´Success Understanding and Running an Erasmus+) pretende, no essencial, verificar como outros sistemas de ensino definem e implementam a avaliação e quais as características existentes ente eles. Bem como, buscar experiências significativas que conduzam à experimentação de novos e diversos instrumentos e critérios de avaliação, fomentando práticas de feedback efetivo e modos de trabalho que contribuam para que os professores utilizem a avaliação de forma formativa e integradora dos saberes, não como um fim, mas como parte de um todo e a base do desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem.

A temática que fundamenta este projeto apresenta-se como uma “marca” forte que aglutina, para além da ideia e do seu conteúdo, todos os implicados, e terá um horizonte temporal previsto de 1 de junho de 2020 a 31 de maio de 2023.

O Centro de Formação de Associação de Escolas Sousa Nascente (CFAE SN), com sede na Escola Secundária de Lousada, apresenta-se como o coordenador do consórcio com todas suas escolas associadas. Esta iniciativa foi apresentada em reunião da sua Comissão Pedagógica e foi de imediato aceite por todos os diretores das 10 escolas associadas, o que lhe confere uma forte base de apoio e um grande sentimento de unidade e de colaboração.

Seguiu-se a constituição de uma equipa de projeto, composta por dois representantes do CFAE, o diretor e o assessor/representante para a AFC, a embaixadora eTwinning para o norte, que é docente de uma das nossas escolas associadas e duas coordenadoras de projetos Erasmus+, também de duas escolas associadas, com larga tradição na apresentação de projetos. Estas cinco pessoas, que trabalharam de forma solidária na preparação desta candidatura, souberam interpretar a ideia e a natureza do projeto que se pretende desenvolver e assumirão a implementação e monitorização do projeto em todas as suas fases.

Reconhece-se ao projeto utilidade e pertinência, dado que as escolas se encontram numa fase de inicial de desenvolvimento do projeto MAIA (Projeto de Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica), uma forte aposta da tutela, aparecendo como uma última peça de um puzzle normativo reformista onde se enquadram, entre outros, os DL nº 54 e nº 55 de 2018 (Escola Inclusiva Autonomia e Flexibilidade Curricular), a Educação para a Cidadania e o Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória. Pretende-se trabalhar com as escolas a questão de uma nova visão para a avaliação pedagógica e formativa dos alunos, refletindo sobre as práticas que vêm sendo usadas na avaliação das aprendizagens, analisar e alterar os critérios de avaliação e respetivos instrumentos. Esta é, portanto, a oportunidade perfeita para proporcionar a uma parte dos atores envolvidos a possibilidade de aprender mais com as experiências e outros modos de trabalhar dos nossos parceiros de escolas europeias, proporcionando, igualmente, uma indispensável projeção europeia que o CFAE e as escolas necessitam e há muito tempo ambicionam.

Mais Infirmações na página web do projeto, em https://www.cfaesn.org/assure/

Inclusão de Alunos Migrantes em Portugal

Num mundo em constante mobilidade, marcado por fluxos migratórios intensos, as escolas tornaram-se espaços privilegiados de encontro entre diferentes culturas, línguas e vivências. Portugal tem acolhido um número crescente de crianças e jovens migrantes, o que coloca à escola o desafio (e a oportunidade) de garantir uma resposta educativa inclusiva, equitativa e culturalmente sensível.

A inclusão de alunos migrantes vai muito além da integração linguística; implica acolher com empatia, respeitar a diversidade, garantir o direito à aprendizagem e promover o sentimento de pertença. É um dever ético, social e pedagógico que envolve toda a comunidade educativa.

Este projeto foi criado no âmbito do webinar/ação de curta duração (ACD) "Acolher, Incluir, Ensinar: Alunos Migrantes na Escola Portuguesa", iniciativa dos Representantes AFC da Rede Collaborare, que reuniu docentes e técnicos educativos para refletir sobre práticas de acolhimento e inclusão de alunos migrantes no sistema educativo português.

A página nasce, assim, como recurso complementar e dinâmico a essa formação, com o intuito de divulgar materiais, estratégias, legislação, boas práticas e testemunhos que possam inspirar e apoiar o trabalho quotidiano nas escolas.

Nesta página web estão disponíveis:
- Recursos pedagógicos e didáticos adaptados à diversidade cultural e linguística;
- Exemplos de boas práticas de inclusão em contexto escolar;
- Informação atualizada sobre políticas, legislação e apoios;
- Materiais multilingues e ferramentas de mediação intercultural;
- Testemunhos reais de alunos, professores e comunidades educativas.

Acreditamos que a diversidade enriquece, e que a escola deve ser um espaço onde todos os alunos se sintam reconhecidos, valorizados e capazes de aprender e crescer. Esta página é um convite à partilha, à reflexão e à ação.

Página web do projeto: https://tinyurl.com/alunosmigrantes